Sobre a Escolha de Cuidar Pessoalmente da Família

Sentada hoje vendo as meninas na ginástica artística, me peguei sorrindo por dentro. Muitas mães assim como eu, largaram seus empregos e não retornaram após o fim da licença maternidade.

No meu caso, aconteceu após o nascimento da segunda filha. Foi uma decisão tomada principalmente por acreditar que nenhuma pessoa poderia e nem faria melhor papel na educação, formação da moral e valores nos quais acredito, do que eu mesma. Ninguém teria mais interesse real no crescimento moral e intelectual de minhas filhas, do que eu. Por isso, este papel me pertence.

Sempre tive a consciência que seria julgada, principalmente pela minha geração que não aceita e condena a mulher que abre mão da carreira e de trabalhar fora para cuidar do lar e dos filhos.

Não vou mentir que as vezes sinto falta da época que trabalhava fora, algumas vezes bate a saudade, principalmente de ter contato com pessoas diferentes e conversar de assuntos variados que não se resumem em problemas com filho e faxineira.

Sempre tive muito medo e cuidado para não me tornar uma mulher alienada, por isso acompanho noticiários diariamente, leio sobre diversos temas, e mantenho o hábito de fazer programas culturais e conversar sempre que posso com pessoas diferentes.

Financeiramente falando, não tenho duvidas que estar em casa pode ser uma grande economia para a família. No meu caso, para voltar a trabalhar fora como secretária executiva, tirando a média dos salários que recebia, quase pagaria para trabalhar fora. Mesmo que a opção não fosse uma escola integral e sim manter uma funcionaria com salário fixo e os transportes que pagaria por fora, não seria viável.

O fato de estar em casa, cuidando pessoalmente da economia doméstica, compras, energia e tudo mais, não me deixa mais duvidas de que economizamos muito mais quando estamos no controle, do que quando deixamos na mão de outra pessoa.

A escolha de ser uma dona de casa na era moderna foi minha, só minha. Pude me dar a este “luxo” por ter o marido trabalhando fora e a parceria para conseguir encaixar a economia doméstica dentro desta nossa realidade.

Estive presente nos primeiros passos, nas primeiras palavras, nos primeiros tombos. Cada vez que escuto de uma pessoa de fora, elogios a postura das meninas, sinto que cada minuto de dedicação vale a pena.

Sobre o amanha? Não faço planos. Estarei aqui ao lado delas enquanto tiver condições financeiras para isso, e o tempo que julgar necessário. Cabe a cada mulher escolher o caminho a seguir, este é o meu!

Anúncios

9 Comments

  1. Você está certíssima,Carol! Devemos fazer o que achamos certo sem nos preocuparmos com a opinião alheia. Nosso tempo,amor e dicação aos filhos só vai trazer benefícios a eles a nós mesmos.

    Curtir

  2. Acho que nada substitui a presença da mãe e a qualidade do tempo que você dedica a seus filhos. Muitas pagam um preço muito alto pela ausência e se você pode optar por ficar com elas com certeza fará uma diferença enorme na educação e formação delas. Ótima escolha Carol👏🏻👏🏻

    Curtido por 1 pessoa

  3. Parabéns Carol, pois não é fácil largar tudo para ser mãe e dona de casa em tempo integral!! Eu não consegui, estava enlouquecendo cuidando de criança 24/7. Pretendia voltar a trabalhar quando o meu mais novo tivesse 1 ano e meio, mas não aguentei, estava muito irritada e sem paciência que voltei antes!!! Admiro quem tem este dom de largar tudo para dedicar aos filhos, eu não consegui, preferi ter mais qualidade de tempo com eles do que quantidade. E por morar fora do Brasil, não temos nenhuma ajuda, tudo fica mais difícil sem familiares por perto!!! Mas por ter um trabalho flexível estou conseguindo resgatar eu como pessoa e não só como mãe, tendo sempre meus filhos sempre sempre como minha prioridade!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: