Pular para o conteúdo
Anúncios

Como lidar com as mudanças de escola?

 

Mais um ano chega ao fim e junto a hora de vivenciar muitas mudanças, para a maioria de nós.

Embora tudo isso possa parecer coisa simples da vida às quais todos nós precisamos passar, estas mudanças tendem a causar muita ansiedade nas crianças. A rotina traz segurança a criança, e por isso se apegam a tudo aquilo que faz parte dela.

Para minhas filhas o novo ano virá com uma troca de turno, o que esta gerando uma certa ansiedade, pois as duas acordam tarde pela manhã.

Muitos colegas queridos mudando de escola, e muitas conversas com outras mães sobre experiências a respeito disso tudo.

Quando pequena troquei varias vezes de escola. Papai é engenheiro e por conta das obras que trabalhava, tivemos que mudar algumas vezes de cidade e consequentemente de instituição.

Fui uma criança tímida,  introvertida e nem sempre a adaptação era fácil. Tenho alguns amigos que trago da infância e mesmo com esta vivência e a certeza de que “sobrevivemos”, apesar das dificuldades, não me tornei uma mãe menos ansiosa.

Minha filha mais velha esta hoje com 10 anos e em sua terceira escola. Luana é uma criança muito segura e confiante desde pequena. Mesmo assim, sofri muito imaginando o que cada mudança de escola poderia fazer na cabecinha dela, mas era esperar uma semana e ela já estava totalmente adaptada e com novos “melhores amigos”.

Cada criança é um caso a parte.

Decidi escrever  algumas dicas que acredito que possam ajudar bastante mães, que assim como eu, se preocupam e querem tornar menos traumática estas mudanças. São coisas que coloquei em prática com Luana e acredito que juntamente com a personalidade dela, tenham ajudado neste processo.

  • Destacar os pontos positivos da mudança da escola. Seja a proximidade de casa (sobra mais tempo para brincar, descansar), seja a parte financeira (poderemos passear mais com o dinheiro que vamos economizar), falar sobre os novos amigos, as aulas diferentes, o pátio grande…
  • Expor a verdade, sempre. Explicar para a criança os reais motivos que levaram a troca de escola, de forma simples e de acordo com a idade da criança. Acredito que muito da segurança da Luana se deve ao fato de ter a certeza de que sempre escutará a verdade de nossa parte. Sabendo dos reais motivos a criança terá mais facilidade em assimilar a mudança.
  • Conversar sobre a ansiedade, o medo. Importante a criança entender que é natural sentir medo, ansiedade e angustia. Tento mostrar com experiências que também vivi todos estes sentimentos e com o tempo a gente consegue superar cada um deles.
  • Mostrar que as amizades antigas e verdadeiras não se perdem. Que temos sim que fazer novas amizades, mas manter aqueles colegas que trazem coisas boas para nossa vida é fundamental.
  • Visitar a nova escola com seu filho, passear por cada ambiente, chamar atenção para detalhes bacanas, coisas interessantes, mostrando alegria e segurança.

Não existe receita de bolo, mas o importante mesmo é estarmos muito presentes e abertas para tentar, apesar de nossas inseguranças e receios, dar atenção e carinho para nossos filhos durante esta fase de mudanças.

E no mais aquele ditado :”Tudo na vida passa”, ajuda bastante aqui também.

Anúncios

3 Comments »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: