Todo o esforço será recompensado!

 

“Professor, quanto tempo você acha que eu preciso para ter resultado?”

Trabalhando com exercício físico eu já perdi a conta de quantas vezes escutei essa pergunta. Acredito que todos os meus colegas de profissão e vários outros profissionais como nutricionistas e médicos também já precisaram respondê-la e ainda vamos precisar responder várias outras vezes. Essa dúvida é natural.

Num tom de brincadeira, eu gosto de dizer que não é preciso esperar tempo nenhum. Afinal, toda ação costuma ter uma reação (ou resultado) imediato, não é verdade? Essa resposta é ainda mais legal quando vem logo depois da primeira sessão de treino, quando o resultado imediato normalmente é o cansaço, suor excessivo e às vezes até um tremor muscular.

Eu costumo usar uma expressão que também é muito utilizada por vários profissionais que fornecem orientação para a saúde. É a expressão: DEPENDE.

Depende do quê? Depende do tipo de resultado que a pessoa procura, depende do quanto esforço ela irá empregar em prol dá obtenção desse resultado, depende do quão bem direcionados serão esses esforços, depende muito do quanto ela (como um todo) irá responder as situações a que se submeterá para alcançar o resultado esperado, sendo possível acrescentar outros fatores à lista. Esses múltiplos fatores costumam ser chamados de variáveis.

Baseado nisso eu aproveito para te aconselhar a desconfiar de qualquer profissional ou corporação que queira vender algo com afirmações muito fortes do tipo: “perca 3 kg por semana” , “aumente sua massa muscular em 1 mês” e daí por diante. Pois nessas questões, os resultados nunca são tão exatos assim. Você deve desconfiar porque esse tipo de mensagem apelativa revela que o apetite comercial fala muito mais alto do que a responsabilidade para com o bem estar das pessoas.

Por outro lado você não deve ficar frustrado, mas deve ficar feliz, se encontrar um profissional que te dê a resposta: “Depende de muitas variáveis” e fique mais feliz ainda se ele for capaz de te explicar de maneira simples e coerente o modo como essas variáveis influenciam e interagem para produzir o resultado desejado.

Eu não quero dizer com isso que nunca é possível ter uma estimativa ou expectativa com relação a tempo. Não é isso.

É possível sim!

Os estudos na área do exercício físico e alimentação fornecem várias estimativas. Mas mesmo assim, a máxima “cada caso é um caso”, continua falando mais alto.

O incentivo que eu quero lhe dar nesse sentido vai além disso. Eu quero tentar ajudá-lo a ajustar a sua expectativa com relação a alcance de resultados com um programa de exercícios físicos e alimentação. Também quero te ajudar a analisar as desvantagens em ficar ansioso demais pelos resultados rápidos que estão sendo vendidos por aí.

Se você vem acompanhando a linha de raciocínio das postagens anteriores, já deve ter compreendido que todos nós precisamos de esforço e inteligência para criar uma rotina prática e sustentável que permita a realização de exercícios físicos e cuidados com a alimentação por um longo período de tempo (preferencialmente para o resto da vida).

Se algumas das sugestões apresentadas foram de ajuda, aqui vai mais uma, super importante:entenda que nós possuímos uma capacidade incrível, chamada capacidade adaptativa. Essa capacidade permite uma resposta de aumento de valências físicas (força, resistência, flexibilidade…) coordenativas (equilíbrio, precisão…) e morfológicas ( aumento de massa muscular, redução de gordura, fortalecimento ósseo…). Mas esse processo de adaptação envolve tempo, tem um limite e acontece “de dentro para fora”.

Entender isso, principalmente a questão da adaptação “de dentro para fora” deve ajudar você a desenvolver respeito por natureza, para que você não queira buscar atalhos ou forçar demais a obtenção do resultado desejado. Para não estabelecer metas irrealistas e nem deixar de adotar um critério para avaliar se você está caminhando em direção a elas, o melhor é procurar coerência e equilíbrio.

Mesmo se você criou a “rotina perfeita”, você precisará aceitar o fato de que provavelmente nem tudo sairá exatamente como você imagina e de que o não surgimento aparente de uma mudança rápida não quer dizer que você não esta se beneficiando do esforço que está fazendo. A chave do sucesso nesse caso é ter paciência e perseverança – mas não deixe de procurar um critério de avaliação caso você tenha um objetivo específico e esteja sempre disposto a reavaliar a estratégia utilizada em caso de necessidade.

Eu não discordo de maneira alguma que, dentre as inúmeras opções existentes de programas alimentares e de exercícios físicos, existem àqueles que são mais eficazes para determinados objetivos. Mas na grande maioria dos casos, os resultados muito rápidos e a vontade de encontrar atalhos, acaba sacrificando sua saúde, causando desidratação, enfraquecimento ou te expondo a um risco alto e desnecessário de se machucar.

Além disso os resultados obtidos muito rapidamente costumam ser tão inconsistentes quanto a perseverança de quem os busca. A atitude imatura de quem só pensa em alimentação e exercício por causa de eventualidades quase sempre faz com que essas pessoas abandonem o que conquistaram por qualquer motivo ou desafio que aparece.

Eu quero incentivar você a elevar essa perspectiva sobre resultados de um estilo de vida saudável, a um nível mais alto.

Ajuste a sua expectativa e queira mais do que os resultados excelentes em três meses (por causa das férias na praia, do casamento, da formatura, da prova de concurso público e etc).

Desenvolva seu amor próprio e se esforce no sentido de criar resultados que sejam consistentes, procurando perpetuá-los para toda a vida. Lembre-se de que isso terá uma séria influência sobre sua qualidade de vida nos anos futuros. Quando você alcançar esse nível sentirá o prazer de se sentir bem consigo mesmo a maior parte do tempo e não apenas por alguns poucos dias ou meses. Isso não há preço que pague e por isso não se pode comprar.

Um grande abraço e até breve.

Felipe Brandão Bastos, Bacharel em Educação Física. Professor de Ciclismo Indoor, Personal Trainer e treinador certificado de  CrossFit Level 1

Quer saber mais sobre vida saudável? Visite a Fitness Magazine Brasil

 

Anúncios

One Comment

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: