Pular para o conteúdo
Anúncios

Acupuntura, minha expêriencia com a ansiedade

Anos atrás, recém casada e no interior de São Paulo, passei por uma crise grande de ansiedade. Procurei ajuda de um médico psiquiatra e tomei durante algum tempo medicamentos ansiolíticos.   O problema não era a eficácia do tratamento com estes remédios , mas o fato de ter que tomar comprimidos diariamente, me fazia sentir dependente. Um amigo, relatou sua experiência com um médico acupunturista e curiosa resolvi ir atrás dele.

Comecei o tratamento muito descrente, confesso. Como aquelas agulhas tão finas poderiam ser melhor do que aquela química tão forte que eu estava tomando? e não é que foi!

Algumas semanas atrás, em plena crise de sinusite e vivendo uma fase de ansiedade, decidi marcar consulta. Para quem não sabe a Acupuntura é um método terapêutico, que teve origem na China e se caracteriza pela inserção de agulhas na superfície do corpo, para tratar doenças e promover a saúde. Ela é reconhecida como especialidade médica desde 1995 pelo Conselho Federal de Medicina.

O paciente é diagnosticado através de perguntas sobre a sua vida e através da observação da pele e língua, analisando a cor e aspecto dessas duas regiões. Também são analisadas a respiração, pulsação e outras.E depois de feito o diagnóstico, o paciente pode ter mais de mil pontos de acupuntura estimulado nas seções.

De acordo com a Dra. Ana Eliza Queiroga de Medeiros o mecanismo de ação tem sido demonstrado através de pesquisas científicas realizadas, onde a inserção das agulhas nos pontos de acupuntura estimula as terminações nervosas da pele e dos tecidos subjacentes. Este estímulo gera uma mensagem que segue pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central, onde ocorre a liberação de substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores que promovem a modulação sobre as emoções, sobre o sistema endócrino, sistema imunológico, sobre as dores em geral, provocando efeitos analgésico, anti-inflamatório, relaxante muscular e mental, e vários outros efeitos nas funções orgânicas.

A OMS ( Organização Mundial de Saúde) organizou uma extensa lista de doenças tratáveis com acupuntura como por exemplo disfunções neurológicas, psiquiátricas, ortopédicas, respiratórias, reumatológicas, digestivas, endócrinas, entre outras.

O campo de atuação da acupuntura é muito amplo devida a sua natureza e mecanismos de ação, regula, equilibra e harmoniza o funcionamento do organismo como um todo.

Minha crise de sinusite, que já passava de 15 dias e mesmo com medicação ainda sentia dor aguda na face, foi “tirada com a mão” após a sessão daquele dia.

Já sinto uma melhora significativa na minha ansiedade e na qualidade do meu sono. Faço hoje em dia, uma sessão por semana.

Sei que algumas pessoas têm certo receio por causa das agulhas, eu particularmente não sinto dor alguma, dependendo do ponto, um pouco de incomodo. Sou super agitada e mesmo assim consigo relaxar ao ponto de dormir na maca com todas aquelas agulhas espetadas em mim.

Hoje não só acredito como comprovei a eficácia por mais de uma vez, tratando ansiedade, prisão de ventre, alergia e sinusite e recomendo!

Leia mais:

http://www.ibramrp.com.br/noticia/58/por-que-a-acupuntura-funciona-para-alivio-da-ansiedade

http://www.abapuntura.com.br/pagina_simples.php?titulo=EFEITO%20NO%20SEU%20ORGANISMO&pagina=efeito_organismo

Anúncios

4 Comments »

  1. Nossa Carol, obrigada por compartilhar conosco essa dicas. Não sabia que até mesmo para alergias e sinusite a acupuntura fazia bem. Gostei..bom saber! Bjs.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: