Skip to content
Anúncios

Como está a qualidade do seu sono?

Quando escutava das pessoas mais velhas o conselho: “Durma bastante, aproveite, enquanto não é mãe!”, achava graça e imaginava ser um grande exagero. Não é que era verdade? Meu sono desde a primeira gestação nunca mais foi o mesmo. Costumava a ter o sono muito pesado, dormir sem interrupções, o que não acontece mais. Sei também  que a idade também tem uma certa influência, já que passei dos 40.

A verdade é que mesmo que não aconteçam as interrupções eventuais durante a noite , seja por um pesadelo das meninas, sede ou qualquer outro motivo, meu sono costuma ser bastante “picado”.

Já tive algumas fases bem piores, hoje com o suplemento (melatonina), exercícios regulares e algumas medidas simples o padrão do sono está melhor.

Você já deve saber que a luz azul emitida pelos nossos aparelhos eletrônicos atrapalham a  produção natural de melatonina.

Segundo especialistas, não somente nossos tablets, celulares fazem isso. Quantas luzes pequenas (amarelas, verdes, vermelhas) de TV, roteadores, continuam em seu quarto iluminando, mesmo que pouco, após desligar os aparelhos? Isso também vai atrapalhar seu sono.

Álcool, cigarros e cafeína também podem atrapalhar o sono. Comer refeições grandes ou picantes podem causar desconforto devido à indigestão, o que dificulta o sono. Se puder, evite comer grandes refeições por duas a três horas antes de dormir. Experimente um lanche leve 45 minutos antes de ir para a cama, se ainda estiver com fome.

Se você não consegue dormir, vá para outra sala e faça algo relaxante até se sentir cansado. Use sua cama apenas para dormir,  para fortalecer a associação entre a cama e o sono.

Evite sonecas, especialmente à tarde.

Fazer exercícios diários, de preferência exercícios vigorosos, também ajudam bastante, mas até o exercício leve é ​​melhor do que nenhuma atividade.

Tente estabelecer um horário regular para acordar e dormir. Aqui em casa como acordamos as 6 horas da manhã, vamos dormir às 21, permito que as meninas leiam um pouco com o abajur se não estiverem com muito sono.

Certifique que seu quarto estará livre de ruídos ou outras distrações, como o ronco do marido! Ganhei alguns pares de protetores auriculares de cera para dormir, estava relutante em usar com medo das meninas me chamarem e eu não escutar, mas a experiência foi ótima, mesmo colocando somente em um dos lados! Sem os barulhos da vizinhança, da rua e todos outros que costumava escutar varias vezes durante a noite, o sono é bem melhor.

Considere o uso de cortinas blackout, máscaras, tampões para os ouvidos, umidificadores, ventiladores e outros dispositivos se necessário.
Durma em um colchão e travesseiros confortáveis. O que você tem usado por anos pode ter excedido sua expectativa de vida, que é cerca de 10 anos para a maioria dos colchões de boa qualidade.

Se você ainda estiver com problemas para dormir, não hesite em falar com seu médico ou encontrar um profissional do sono. Devemos evitar ao máximo o uso de medicamentos por conta própria.

 

Anúncios

4 Comments »

  1. Excelente post! Trouxe inúmeras dicas valiosas. Meu sono tem sido péssimo nos últimos meses e precisava de conselhos como esses. Muito obrigada!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: