Pular para o conteúdo
Anúncios

Envelhecer Positivamente

Hoje pela manhã ao lavar o rosto, fiquei observando as marcas dos 41 anos de vida. Senti um certo desconforto mas em seguida senti uma profunda gratidão por todos estes anos, e fiquei refletindo sobre o “envelhecer”.

Envelhecer não é algo que a sociedade tende a ver de uma forma brilhante e positiva na maioria das vezes. Deixamos de reconhecer os traços que sempre tivemos, a pele firme e rosada, a flexibilidade, a energia, os olhos mais abertos, sem as pálpebras pesando.
No caso dos homens sabemos que é um processo mais fácil e aceito, normalmente quanto mais cabelos brancos mais charmosos ficam, não é assim? Até as gordurinhas a mais são muito bem toleradas, afinal o importante é o interior. Mas no final das contas, sendo homem ou mulher, é díficil não sentir de alguma forma o peso dos anos.

Grande parte do Conselho sobre envelhecer é sobre a tentativa de não alcançar a velhice  fingindo ser algo que nunca vai chegar para a gente! Mas envelhecer deveria ser  um tempo para ser comemorado,  um momento onde deveríamos encontrar equilíbrio, maturidade e felicidade.

Para mim, a maturidade esta dando a chance de viver mais plenamente sem ter que me importar tanto com o julgamento e aprovação das outras pessoas. Uma libertação grande de muitos fantasmas que sempre me assombraram e alguns que ainda precisarei exorcizar.

E como podemos tentar envelhecer com saúde e felizes?

Pesquisando, encontrei alguns pontos em comum:

  • Pode ser tentador dizer que você chegou a este ponto da vida sem se preocupar com seus hábitos de saúde, mas a  estratégia para envelhecer bem e evitar doenças físicas e mentais é comer de forma saudável e praticar exercícios regularmente. Hábitos que incorporei ainda em tempo na minha vida. Por isso, mantenha-se ativa.
  • Evite ou abandone substâncias e hábitos insalubres. Se você ainda não tiver feito isso, agora é a hora ideal para desistir de tomar medicamentos sem real necessidade, exceder no consumo de álcool, cigarro e compulsões alimentares.
  • Pratique o pensamento positivo.Faça meditação.
  • Cultive a felicidade. Na velhice, é necessário fazer um esforço para cultivar a felicidade através de exercícios diários que podem manter a saúde física e fortalecer a sua felicidade interior. Faça a escolha de permanecer envolvido com o seu crescimento contínuo, em busca de crescimento interno e serenidade na sua vida.
  • Considere fazer coisas positivas para os outros. Uma atividade de voluntariado por exemplo. Uma parte de você sempre vai viver em cada pessoa que você ajudar e ensinar, para fazer o bem e viver na energia do amor.Ao fazer o bem para os outros, você se torna a mãe ou pai do mundo, não apenas de seus filhos.
  • Ame animais. A convivência com estes “anjos” comprovadamente nos acalma e enche a casa de alegria e amor.
  • Não se conforme com estereótipos de idade. Se você gosta de alguma coisa, saia e faça. Tive a vontade de conhecer esportes diferentes e menos comuns depois dos 40.  Muitos dos colegas são jovens e com menos da metade de minha idade.  Socializar com os jovens que compartilham de seus interesses é uma boa maneira de manter-se em equilíbrio, alegre e cheia de energia.

No mais, me enxergo no futuro, na “melhor idade”, feliz, com espírito jovem e praticando esportes. Muito devo as eternas jovens senhoras de minha família e em especial a minha mãe, que envelhecem nas certidões de nascimento, mas cultivam uma chama viva de juventude, otimismo e alegria em suas almas!

Anúncios

3 Comments »

  1. Carol, foi feliz nas suas observações sobre a velhice sendo que temos que encarar a realidade e como tudo na nossa vida temos de administrar e a participação da família é muito importante.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: